O livro de Brené Brown chamado BRAVING THE WILDERNESS – The Quest for True Belongin and the Courage to Stand Alone, ainda sem título em português (e até eu escrever esse texto sem tradução para o português também) é uma leitura da psicologia social. Falando assim, parece que será uma leitura formal e semi-acadêmica, mas não é.
A autora traz à tona temas muito atuais, como traumas, descontentamentos pessoais – por conta de endividamento, obesidade, vícios, medicamentos – terrorismo,polarização política, discurso de ódio, o papel das redes sociais em nos auxiliar a nos conectar ao mesmo tempo em que nos desconectam socialmente, crise espiritual – falta de senso de pertencimento e propósito que indicam essa espiritualidade enfraquecida.
Brené Brown afirma que para nos protegermos desses temas dolorosos usamos algumas máscaras sociais e aplicamos a cultura do “ajustasse ao grupo ou saia” para fazer parte de algo maior do que nós, esses escudos evitam o reconhecimento da crise. Mas é justamente nessa hora de mitigar os sentimentos de dor, vergonha e medo que também deixamos de estar 100% presentes, deixamos de nos expressar e nos mostrar de forma completa e genuína. E assim, para nos livrarmos dos sentimentos de ‘negativos” de não pertencimento nós nos distanciamos, e é exatamente nesse distanciamento que enfraquecemos também os sentimentos positivos de alegria, orgulho, gratidão e senso de suficiência.
Dessa forma, a autora incentiva para nosso mundo contemporâneo os valores de coragem de ser autêntico, o sentir-se confortável sendo você mesmo e sem precisar se “encaixar” num padrão pré estabelecido, ou seja, ser vulnerável.
O livro é curto, a minha edição tem 163 páginas, e é uma continuação dos outros trabalhos da autora. Um ponto a adicionar é que o livro não dá pistas sobre como nós devemos fazer essa transição para um eu autêntico. Mas acredito que para ser autêntico, cada um de nós deve encontrar seu modo.
Se você quiser conhecer um pouco mais da autora, ela já ministrou algumas palestras que estão disponíveis online (todas em inglês, mas você pode inserir legenda em português, se necessário).
O Poder da Vulnerabilidade: https://www.youtube.com/watch?v=iCvmsMzlF7o
Escutando a vergonha: https://youtu.be/psN1DORYYV0
O preço da invulnerabilidade: https://www.youtube.com/watch?v=_UoMXF73j0c
Porque suas críticas não são as que contam: https://www.youtube.com/watch?v=8-JXOnFOXQk